Cerca de três mil famílias situadas na cidade do Rio de Janeiro já foram removidas em função da Copa 2014 e dos Jogos Olímpicos. Outras oito mil estão ameaçadas. Este mapa mostra onde e em qual situação estas comunidades se encontram.
Ao clicar em cada casa é possível acessar informações sobre a comunidade em questão. O mapa apresenta três categorias de comunidades, removidas ou ameaçadas de remoção por diferentes causas, embora todas ligadas aos megaeventos. As remoções na área portuária dão lugar a implantação do projeto “Porto Maravilha”, projeto de reestruturação urbana com a finalidade de valorizar a região. A segunda categoria indica remoções em função da instalação de equipamentos esportivos, os quais incluem a construção de estacionamentos e depósitos de material de construção. Porém, a maioria das remoções é ligada a construção das vias Transoeste, Transcarioca e Transolímpica.
O mapa também identifica os empreendimentos do programa “Minha Casa Minha Vida” (MCMV) destinados ao reassentamento das familias removidas. Situadas em maioria na zona oeste da cidade, a distância desses complexos da antiga residência chega a mais de 60 quilômetros.
As informações apresentadas nesse mapa foram retiradas do dossiê “Megaeventos e Violações de Direitos Humanos”, produzido por o Comitê popular da Copa do Rio de Janeiro, com apoio da Fundação Heinrich Böll e Fundo Brasil de Direitos Humanos.
Acesse o dossiê: http://comitepopulario.files.wordpress.com/2013/05/dossie_comitepopularcoparj_2013.pdf Criado por Anna Hampf, editado por Mara Natterer - Heinrich Böll Stiftung Brasil, novembro 2013